Mesmo vendo pela TV ou no youtube, os shows (ou partes) do Rock in Rio foram um ótimo aprendizado para mim... Afinal, nada melhor do que aprender com os "grandes". No meu caso, destacaria AS grandes.
Mesmo percebendo os defeitos, falhas etc... me apego mesmo às qualidades que é o que me interessa.
Quem sou eu para analisar essas artistas... Mas não faz mal opinar, apontar, destacar.
Em visual e originalidade para mim ganha Katy Perry, sou um pouco suspeita, acho que ela tem muito bom gosto e personalidade. Irreverente, sem ficar "over".
Shakira, como sempre incomparável. Sou mais do que suspeita, me identifico demais! A simplicidade que a torna a mais sensual de todas e a exatidão, perfeição em todos os aspectos, sem "fakes". Ganha de todas as outras quando canta, dança e pula ao mesmo tempo, sem desafinar, sem ficar ofegante. Tudo aparentemente mais simples e certamente mais limpo, mais verdadeiro.
A voz negra de Rihanna me encanta e emociona. Me surpreende mais ainda como ela parece não estar nem um pouco preocupada nem tensa ou exageradamente feliz, ela simplesmente canta, o show acontece com muita naturalidade.
Seria redundante dizer que Ivete é um sucesso absoluto e o talento é incontestável. Mas esta é a grande verdade. Aliás, existe verdade em tudo que ela apresentou. Penso que ela chegou em um nível de maturidade profissional que podemos confiar plenamente na maneira em que ela se expressa e no show, nas músicas, no trabalho que ela propõe.
Claudinha busca mostrar algo moderno e "apoteótico", e consegue. Porém o que mais me admira é o poder de convencimento, a maneira como ela se apresenta e vem mostrando ao público que ela é uma Super Star! E ela é mesmo, ela convence, ela passa muita confiança, ela "causa"!
Não ia falar dela, por seguir uma vertente bem diferente das outras, mas o show de Pitty, vi quase todo e foi um dos que mais me agradou. O estilo por si mesmo não exige produção visual mas sim um foco no que mais importa: a música. Bonita, espontânea, segura, Pitty cantou muuuuito bem. Ela é um orgulho para a Bahia, é uma exceção, muita personalidade e sobretudo talento.
As outras mulheres cantantes do evento não tive oportunidade ainda de assistir com mais cuidado.
Só sei que para enfrentar aquela estrutura gigante e um público de mais de 100 mil pessoas é preciso muita atitude! Em todas elas isso é cativante e principalmente motivador!